quinta-feira, 5 de setembro de 2024

JOSÉ CAETANO DE FARIA MORATO CC. MARIA FRANCISCA DA SILVA

  

Texto e pesquisa de autoria do Pe. Murah Rannier Peixoto Vaz

É permitida a reprodução dos dados desde que sejam citadas a autoria e a fonte de pesquisa, salvaguardando-se não que sejam utilizados com fins comerciais sem prévia autorização.

 Abreviaturas

F - filho.
N – Neto.
BN – bisneto.
TN- trineto.
QN – quartoneto.
PN – pentaneto.
cc. – Casou-se com.
SS – Sem Sucessão, ou seja, um casal que não teve filhos.
SSS – Solteiro sem sucessão. 


José Caetano de Faria Morato faleceu em 07/02/1840 e sua esposa, Maria Francisca da Silva, faleceu em 08/11/1853. Viviam na Fazenda das Lages.

F-1 Francisco Caetano de Faria tinha 26 anos em 1854, faleceu em 01/09/1883, cc. Jesuína Maria da Conceição. Os dados dos filhos do casal estão do lado da família da Jesuína, neste texto.

F-2 Jacintho Honorato de Faria, com 24 anos em 1854.

F-3 Maria Caetana, com 22 anos em 1854, cc. Francisco José da Silva. Possivelmente, Francisco seja o mesmo Francisco Valério da Silva cc. Maria Caetana de Faria.

N-1 Francisco José da Silva cc. Theresa da Silva Pereira.

 

Aos nove dias do mês de Setembro de 1889 na capella de S. Antônio do Cavalheiro, d’esta Freguesia do Divino Esp. S. de Entre-Rios, observadas as formalidades do estylo, ajuntei em Matrimônio os nubentes Francisco José da Silva, idade vinte annos, filho legítimo de Francisco Valério da Silva e Maria Caetana de Faria -  com Theresa da Silva Pereira, idade dezesete annos, de filha natural de Maria da Silva Pereira e logo lhes dei as bênçãos Nupciaes em presença das testemunhas Baldoíno Pereira Duarte e Manoel Florenço Sobrinho. E para constar, passo o presente em que me assigno. O Vigário Pedro Pezzuti (L. 2 Batizados de Ipameri, 1889-1900, p. 37).

 

N-2 Theodora Maria da Silva cc. Emigdio José da Silva.

 

Aos doze de Julho de 1890, na Capella de S. Antônio dos Cavalheiros d’esta Parochia de Entre-Rios, observadas as formalidades de estylo, recebi em Matrimônio os nubentes Emigdio José da Silva, com quinze [ou trinta?] annos de idade, filho legítimo de Francisco Manoel da Silva e Francisca Pereira da Silva - com Theodora Maria da Silva, com dezesseis annos de idade, filha legítima de Francisco Valério da Silva e de Maria Caetana de Faria. E logo lhes dei intra Missam as benções nupciais de que foram testemunhas presentes João Gonçalves Capistrano e Domingos Valério da Silva. E para constar faço o presente em que assigno. / O Vig.o P. Pedro Pezzuti (L. 2 Casamentos da Paróquia de Ipameri, 1889-1900, p. 77).

 

BN-1 Alvina José da Silva cc. Manoel Felippe da Silva.

Aos vinte nove dias do mez de Agosto de mil novecentos e quinze, na fazenda Duas Pontes, em presença do Revmo. Pe. Martinho compareceram os nubentes Manoel Felippe da Silva e Alvina José da Silva, sendo dispensados do impedimento de parentesco de 3º gráo atting. ao 2º; elle com vinte um annos de idade, filho legítimo de Joaquim Felippe da Silva e Martinha Pereira, ella com dezoito annos de idade, filha legítima de Emigdio José da Silva e Theodora Valéria da Silva, ambos os nubentes naturaes e fregueses desta parochia, os quais se receberam em Matrimônio por palavras de presente sendo testemunhas do acto Odorico Pereira da Silva e Manoel da Silva. E para que a todo tempo conste, mandei lavrar o prezente com que assigno. Pe. Carlos José Bohrer (L. 4 de Matrimônios de Ipameri, 1914-1916, p. 59)

 

 

N-3 Manoel

Aos oito de Janeiro de 1866, nesta Freguesia do Divino Spírito Santo do Vayvem, Baptizei Solemnemente o innocente Manoel, filho legítimo de Francisco José da Silva e Maria Caetana de Faria, nascido a  primeiro de Janeiro do corrente anno, forão Padrinhos Manoel José da Silva e Theresa Maria da Silva. E para constar faço este assento que assigno. / O Vigr.o Antônio Francisco Póvoa (L. de Batizados de Ipameri, 1856-1870, p. 160v)

 

F-4 José Caetano de Faria, com 18 anos em 1854, cc. Maria Luiza Torres (Maria Luiza de Jesus / Maria Luiza da Abbadia / Maria Pires de Jesus) falecida em maio de 1870. Viviam na fazenda das Lages,

 

N-1 Agostinho Caetano de Faria, com 12 anos em 1877, cc. Maria da Silva Pereira.

Aos 15 dias do mez de Outubro de 1866, no Distrito de Calaça desta Freguesia do Divino Espírito Santo do Vaivem, Baptizei solemnemente e puz Santos Óleos ao innocente Agostinho, nascido aos 2 de Maio do corrente anno, filho legítimo de José Caetano de Faria e de Maria Pires de Jesus, forão Padrinhos Manoel Luis Torres e Maria Pires. Do que para constar faço este Assento. / O Vigr.o Antônio Fran.co Póvoa (L. de Batizados de Ipameri, 1856-1870, p. 172)

 

Aos cinco dias do mez de Julho de mil oitocentos e oitenta e ceis (sic), nesta Freguesia do Divino Espírito Santo de Entre-Rios, Bispado de Goyaz, recebi em matrimonio à Agostinho Caetano de Faria, de idade de vinte e um annos, filho legítimo de José Caetano de Faria e de Maria Pires Monteiro, com Maria da Silva Pereira, de idade de dezoito annos, filha natural de Maria Pereira da Silva, ambos naturaes e Parochianos desta freguesia do Divino Espírito Santo, e lhes dei as benções nupciaes de que forão testemunhas Celestino Luis Torres e Manoel Pedro Marques. Do que para constar, mandei lavrar este termo em que me assigno. Vigr.Antonio Felippe da Silveira (L. 1 de Matrimônios, 1844-1889, p. 205v).

 

BN-1 Canuta Caetano de Faria falecida em Araguari, em 21/04/1962 cc. Miguel Pereira da Silva nasceu em 28/09/1899 e faleceu em 22/10/1932 (filho de João Chrisóstomo da Silva cc. Etelvina Maria da Conceição).

TN-1 José.      

TN-2 Júlia.

TN-3 Maria.

TN-4 Dionízia.

TN-5 João.

TN-6 Amador Pereira da Silva cc. Juraci.

QN-1 Anaor Pereira da Silva.

QN-2 Wilson Pereira da Silva.

QN-3 Maria Alice Pereira da Silva.

QN-4 Ivo Pereira da Silva.

 

Em 2ªs núpcias Amador cc. Jocelina Pereira da Silva (filha de Abel, irmão de Miguel).

QN-5 Alberto Pereira da Silva.

QN-6 Geisa Pereira da Silva (que disponibilizou os dados desta parte da família) cc. Edeone Humberto Alvelino dos Santos.

PN-1 Gabriel Humberto Avelino Pereira.

 

QN-7 Amador Pereira da Silva Filho.

QN-8 Jocelino Pereira da Silva.

QN-9 Miguel Pereira da Silva Neto.

 

 

Em 2ªs núpcias, Canuta cc. Sebastião dos Santos Lima. Tiveram os seguintes filhos:

TN-7 Nair.

TN-8 Naor.

TN-9 Nahum.

TN-10 Donizetti.

 

BN-2 Thereza

Aos dez dias do mez de Maio de mil novecentos e oito, na fazenda Calaça baptizei solemnemente à innocente Thereza, nascida a quinze de Outubro anno passado, filha legitima de Agostinho Caitano Faria e Maria Pereira da Silva Foram padrinhos Eduardo Pereira Duarte e Francisca Antônia da Silva. O Vig.o P. Bruno Alberdi Zugadi (L. 12 de Batizados de Ipameri, 1906-1909, p. 207v).

BN-3 Manoel Agostinho Caetano Faria. Era carpinteiro e morava em Ipameri.

BN-4 Joanna Caetano Faria faleceu em Indiaporã-SP, em 25/12/1984, cc. Alfredo Alves de Matos.

TN-1 Benedita Alves de Faria nasceu em 02/07/1934 em Paulo de Faria-SP e, em 16/06/2020, faleceu em São Paulo-SP,  cc. Vicente Barbosa Cunha.

TN-2 Divo Alves de Faria nasceu em Paulo de Faria-SP e, em 1982, faleceu em Fernandópolis-SP.

TN-3 Sebastião Alves de Faria nasceu em Paulo de Faria-SP e faleceu em Fernandópolis-SP.

 

N-2 Manoel Caetano de Faria, com 10 anos em 1877 e falecido em 22/12/1926, cc. Maria Magdalena da Silva. Possuíam partes de terras na fazenda Rancharia, na fazenda que pertenceu à Maria Thereza de Jesus, e na fazenda que foi de Bernardino  Pereira da Silva.

Aos três de Maio de mil novecentos e três, em minha presença compareceram os nubentes Manuel Caetano de Faria e Maria Magdalena da Silva, habilitados com as três denunciações ordenadas pelo sagrado concílio de Trento, sem impedimento algum canônico. Elle, solteiro, com trinta annos de edade, filho legítimo de José Caetano de Faria e de Maria Luisa Torres, ella solteira, com vinte e cinco annos, filha legítima de Benedicto Pereira da Silva e de Benedicta Rodrigues de Lima, todos residentes nesta freguesia, os quaes nubentes se receberam em matrimônio por palavras de presente sendo testemunhas do acto Eduardo Pereira Duarte e Salustiano Luis Torres. E logo lhes dei as benções intra Missam. E para que a todo tempo conste lavrei o presente que assigno. / O Vig.o P. Julião Nunes (L. 3, 1900-1914, p. 49v)

 

BN-1 Josepha Caetano de Faria cc. Pedro Hilário Ribeiro (pais do Antônio Hilário Ribeiro cc. Nair Nunes Franco).

BN-2 Clarinda Caetana de Faria, solteira, com 17 anos em 1927.

BN-3 Maria Caetana de Faria, solteira, com 15 anos em 1927.

BN-4 Octaviano Caetana de Faria, com 14 anos em 1927.

BN-5 Onofra Caetana de Faria, com 12 anos em 1927.

 

N-3 Francisco Caetano de Faria, com 7 anos em 1877, faleceu em 03/06/1926 cc. Maria Pereira Duarte – nascida em 1881.

Possuíam diversas partes de terras na fazenda do Calaça, partes que anteriormente pertenceram à Manoel Pereira Duarte, no lugar denominado Capoeira Grande, de Emídio Pereira dos Santos, da finada Francisca Antônia da Silva, uma parte por permuta com Deodato José de Santana, de Antônio Pereira de Souza, de Felisbino José da Silva, de Joaquim Basílio da Silva, de Horácio Francisco Pires, de Odorico Pires Monteiro, de Eduardo Pereira Duarte, de um pastinho no local denominado Taquaral.

Ao primeiro de setembro de mil oito centos e noventa e nove, nesta Matriz do Divino Espírito Santo, Uniram-se em matrimonio intra missam perante o Revdo. Pe. Braz Barrios da ordem de São Agustinho, e perante as testemunhas José Per.a da S.a e Theodorio da Paixão Corrêa. Os oradores Fr.co Caetano de Faria e Maria Pereira Duarte. Elle com vinte e cinco annos, filho leg.mo de do fallecido José Caetano de Faria e de Maria Luisa Torra (sic). Ella com dezoito annos, filha leg.ma de Eduarte (sic) Pereira Duarte e Francisca Antonia da S.a, ambos os oradores são nascidos e baptizados nesta freg.a. E para constar lavro o presente termo. / Pe. Braz Barrios (L. 2 Casamentos da Paróquia de Ipameri, 1889-1900, p. 350).

 

BN-1 José Caetano de Faria, era casado em 1926.

BN-2 Eduardo Caetano de Faria, com 11 meses em 1926.

 

 

 

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 

JOSÉ CAETANO DE FARIA CC. MARIA LOURENÇO DA SILVA

Aos onze dias do mez de Fevereiro de mil novecentos e quatorze, na Fazenda Sucury, baptizei solemnemente ao innocente (sic) Aleixo de Araújo Lima e Rita Maria de Jesus, sem impedimento Algum Canônico; elle com vinte quatro annos de idade, filho legítimo de Felisbino de Araújo Lima e Luzia dos Anjos Moreira, ella com vinte um annos de idade, filha legítima de José Caetano de Faria e Maria Lourença da Silva, ambos os nubentes naturaes desta parochia, os quais se receberam em Matrimônio por palavras de presente, sendo testemunhas do acto José Felippe de Moura e Herculano Dias Carneiro. E para que a todo tempo conste, mandei lavrar o prezente com que assigno. Pe. Carlos José Bohrer (L. 4 de Matrimônios de Ipameri, 1914-1916, p. 32v)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELAÇÃO DOS DIVERSOS TEXTOS DO BLOG E SEUS RESPECTIVOS LINKS

  FAMÍLIA VAZ TOSTA: RAMO FAMILIAR QUE VIVEU NA REGIÃO DE CAVALHEIRO, DISTRITO DE IPAMERI-GO https://historiaegenealogiadosudestedegoias.b...